Dedetização de pulgas em Natal

Você sabia que as pulgas não são um problema apenas para os animais domésticos? Apesar de os cães e gatos serem os mais afetados por uma infestação, elas também podem apresentar perigo para as pessoas, por transmitir doenças por meio de sua picada.

A Astral Saúde Ambiental, empresa que oferece serviço de dedetização, com atendimento de profissionais especializados, em Natal, no Rio Grande do Norte, preparou um guia com dicas para te ajudar a entender melhor essa praga, prevenir que ela infeste residências e empresas e fazer o controle da população. Continue lendo!

Controle e dedetização de pulgas em Natal

Características

Tratam-se de insetos muito discretos, porém são capazes de causar prejuízos de altas proporções a roupas, papéis, livros, estofados, frutas secas e grãos. Estão presentes em vários tipos de meio ambiente e, na área urbana, existem dois tipos de traça: as dos livros, pertencentes à ordem Thysanura, e as das roupas, as quais são da ordem Lepidoptera.

Esses animais preferem ocupar ambientes escuros e úmidos, como armários, estantes, caixas, rodapés, bem como qualquer outro local que apresente essas condições. Possuem hábitos noturnos e se alimentam de itens que contenham proteína, amido e açúcar, substâncias presentes na celulose, na cola de papéis e nos tecidos.

Serviço de dedetização e controle de ambiente em Natal

Eles surgem quando há grande oferta de alimentos e de espaços propícios para o seu desenvolvimento, mas também podem ser trazidos para dentro de casa por meio de objetos infestados trazidos para as casas. Não transmitem doenças, entretanto, são considerados pragas por seu poder de destruição e, dessa maneira, a dedetização para o controle da população é recomendável.

Saiba mais sobre os grupos mais comuns!

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!

Pulex irritans

Prefere parasitar o homem, embora também possa se alimentar de outros hospedeiros, como suínos, cães e gatos e, mais raramente, ratos. Ocorre com maior frequência em imóveis muito antigos e hoje é uma espécie que está quase totalmente erradicada.

Xenopsylla cheopis

Esse tipo é a pulga dos ratos urbanos, podendo atacar ainda o homem e outros mamíferos. É a principal transmissora da peste bubônica e do tifo murino ao ser humano. Na segunda metade do século IX, proliferou-se em todos os países do mundo com o rato preto (Rattus rattus) e a ratazana (Rattus norvegicus) que foram transportados em navios mercantes.

Ctenocephalides canis

É parasita preferencial de cães, podendo também picar gatos, ratos, além de outros animais e seres humanos. São mais comuns em local de clima frio. Caracterizam-se por apresentarem uma prega dupla no segundo segmento do terceiro par de patas.

Ctenocephalides felis

A pulga do gato também pode atacar o homem e transmitir doenças, além de provocar alergias. Ocorre mais frequentemente em áreas com clima quente.

Tunga penetrans

Popularmente chamados de “bicho-de-pé”, esses animais ocorrem em solos arenosos e são encontrados com mais frequência em zonas rurais. As fêmeas fecundadas penetram na pele dos principais hospedeiros, entre eles o porco, o homem, o cão e o gato. No ser humano, entram principalmente na sola do pé, no calcanhar, no canto dos dedos dos pés e das mãos, causando forte coceira e ulceração. Podem ser adquiridos andando em áreas infestadas sem a devida proteção, como é o caso de currais, de chiqueiros e de praias.

Ciclo de vida

As pulgas passam por quatro estágios de desenvolvimento: o de ovo, o de larva, o de pupa e o de adulto. Seu amadurecimento pode se completar de 3 a 4 semanas, caso hajam condições favoráveis de temperatura e umidade, além de boa oferta de alimentos. A reprodução costuma acontecer no animal hospedeiro.

Cada fêmea deposita seis ou mais ovos em várias posturas, chegando a um total de 500 a 600 em toda sua vida, com apenas um acasalamento inicial. Os ovos normalmente são colocados no ambiente ou no hospedeiro e, em seguida, caem no solo. Eclodem após 2 a 12 dias, porém, se as temperaturas forem muito baixas, podem ficar no estágio de ovo por até um ano.

As larvas têm tamanho reduzido, são vermiformes e, nas residências, procuram sempre abrigo em local de difícil acesso, como entre as fendas do piso, nos rodapés, nos tapetes, nos carpetes e nos cantos de camas. Fora de casa, escondem-se em canis, ninhos de animais e caixas de areia.

Ingerem praticamente todo tipo de resíduo orgânico, principalmente fezes de pulgas adultas. Depois de 9 a 20 dias, produzem um casulo de seda com grãos de poeira incrustados, tornando-se a pupa. Permanecem nessa etapa de 7 a 14 dias ou, quando as condições são desfavoráveis, por até um ano.

Os indivíduos adultos começam a se alimentar 24 horas após deixarem o casulo e copulam ocorre após o primeiro repasto sanguíneo. Dependendo da espécie, vivem de 100 a 500 dias na fase adulta.

Problemas para a saúde

Apresentam risco à saúde de duas formas diferentes, tanto pelo fato de serem parasitas quanto por se tratarem de vetores biológicos. Como parasitas, causam irritações e lesões na pele do hospedeiro após a picada, o que acaba favorecendo a instalação de fungos e de bactérias.

Já como vetores biológicos, várias espécies são transmissoras de doenças. A pulga dos roedores, por exemplo, é responsável pelo contágio do tifo murino e da peste bubônica, enfermidade epidêmica contagiosa, que ocasiona manchas escuras na pele e hemorragias internas. As pulgas dos cães e gatos podem ainda ser vetores do parasita que causa a dipilidíase.

Por isso, é essencial realizar a dedetização para o controle da população do inseto, antes que haja uma infestação. Está em Natal, Rio Grande do Norte? Chame sempre a Astral para acabar com seus problemas com insetos!

Medidas preventivas

Existem algumas formas de evitar que as condições do ambiente sejam propícias para a proliferação das pulgas:

  • Limpe a casa pelo menos uma vez por semana, utilizando o aspirador de pó sempre que possível. Assim, você evita o acúmulo de poeira nos tapetes e nas frestas de pisos, a qual pode servir de alimento para as larvas;
  • Caso tenha piso de tacos ou de tábuas de madeira, faça a calefação das fendas;
  • Mantenha a higiene dos animais de estimação e lave frequentemente a cama e a casa deles;
  • Não acumule lixo e realize outras ações para impedir a proliferação de roedores;
  • Use calçados em ambiente infestado para evitar a penetração de pulgas "bicho-de-pé".
Controle e dedetização de meio ambiente em Natal

Quer saber mais sobre dedetização e controle de pragas urbanas em Natal? Continue lendo!

Métodos de controle e dedetização

Se, mesmo com as medidas preventivas, você ainda notar a presença dos insetos em sua residência, é importante buscar o atendimento de profissionais qualificados. E, a dedetizadora que você procura em Natal é a Astral Saúde Ambiental. Conte sempre conosco!

O controle de pulgas do cão e do gato devem começar com o tratamento do pet, seguindo a orientação de um veterinário. Só depois disso, ou de forma paralela, é realizada a dedetização da casa e de outros locais em que o bicho transita.

Além de aspirar o chão, a fim de eliminar boa parte dos ovos e das larvas, é necessário lavar tapetes e carpetes ou aplicar inseticidas específicos nesses espaços, para acabar com larvas e indivíduos adultos.

A dedetização deve ser feita através de pulverização de inseticidas registrados no Ministério da Saúde, em toda área interna e externa do imóvel, para o controle adequado da praga. Importante ter a preocupação de fazer a limpeza / lavagem adequada dos ambientes tratados, para que os animais de estimação possam voltar para casa com segurança.

Está em busca de atendimento de controle de pragas em Natal? Então, você veio ao lugar certo! Ligue e peça seu orçamento grátis.

Solucione com a Astral!

A Astral Saúde Ambiental garante um local protegido das pragas que mais incomodam, como baratas, carrapatos, escorpiões, moscas, mosquitos, ratos, entre outros. Oferecemos atendimento aos nossos clientes na cidade de Natal e em outras regiões do Rio Grande do Norte.

Além do serviço de dedetização, fazemos desinsetização, descupinização, desratização controle de pragas urbanas em geral e até limpeza de caixas d’água, utilizando metodologias e práticas eficazes. Todos os nossos serviços utilizam produtos de marca certificada pelo Ministério da Saúde, trazendo soluções eficientes com toda a qualidade e a segurança de que que você precisa.

Temos como objetivo não apenas o controle químico, mas também medidas preventivas e corretivas a fim de evitar que as pragas voltem a apresentar problemas. Tudo isso tendo em mente o controle da infestação ocasionando o menor impacto possível ao meio ambiente.

Fachada e Equipe Astral Natal

Astral atua no mercado de dedetização há mais de 35 anos e já fizemos o atendimento de mais de 250 mil clientes em todo o Brasil. Estamos desde 2001 em Natal, realizando o controle de pragas urbanas com excelência.

Entre em contato com nossa loja de Natal pelos números de telefone (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br e solicite um orçamento sem compromisso. Também fazemos o atendimento em nosso endereço: Rua Antônio Barros Cavalcanti, 1860 – Capim Macio, em Natal RN. CEP 59078-260

Região de atendimento

Nossa equipe está sempre pronta para atender urgências nas cidades de Natal e região metropolitana, Parnamirim, Macau, Mossoró, Tibau do Sul, Pipa, Baraúna, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Serra do Mel, entre outras cidades do RN. Entre em contato pelos telefones (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br para solicitar um orçamento de dedetização em Natal.

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!
× Envie mensagem no Whatsapp (84) 98802-4088