Dedetização de formigas em Natal

Você já deve ter notado formigas rastejando por algum ambiente da sua casa, como pela cozinha ou pelo jardim, certo? Esses insetos representam somente de 5 a 10% da população adulta de um formigueiro, já que o restante não sai do ninho e, por isso, nunca é visto por nós.

A infestação pode ocorrer em residências, empresas, hospitais, hotéis e restaurantes, causando muitos problemas: os animais atacam alimentos, provocam danos às estruturas das construções e são transmissores de doenças, já que espalham micro-organismos por onde passam.

Para evitar qualquer dor de cabeça, a Astral Saúde Ambiental, especialista em dedetização e desratização na cidade de Natal e toda a região, reuniu algumas dicas para realizar o controle de formigas. Leia a seguir!

Dedetização de formigas em Natal

Características

O nome “formiga” vem de ácido fórmico, substância produzida pela glândula ácida desses insetos, mais particularmente dos que pertencem à subfamília Fomicinae. Sabe-se hoje que a maioria das formigas não possui o ácido fórmico.

Estima-se que existam aproximadamente 18 mil espécies em todo o mundo. Elas ocorrem em praticamente todos os ambientes terrestres, menos nos polos norte e sul. No Brasil, há mais de 2000 tipos, entretanto, apenas cerca de 30 são consideradas pragas, cujo controle deve ser realizado.

As formigas são insetos sociais, isto é, que se reúnem em colônias. Os formigueiros são compostos por indivíduos adultos e em desenvolvimento, entre eles ovos, larvas e pupas. Os adultos são, em sua grande maioria, fêmeas férteis ou rainhas, que têm a postura de ovos como função principal.

Dessa forma, as fêmeas estéreis ou operárias realizam todas as outras atividades, como coleta de água e de alimento, alimentação de crias e da rainha, construção e defesa de ninho. Os machos alados aparecem uma vez ao ano, para o voo nupcial. As colônias podem ter uma única rainha (monoginia) ou várias (poliginia).

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!

No ambiente urbano

As formigas que têm como habitat as cidades apresentam alguns diferenciais, como preferência por áreas perturbadas, tendência a mudar o ninho de lugar, operárias de tamanho um pouco reduzido, agressividade entre espécies e possibilidade de reprodução por fragmentação da colônia.

Sua alimentação é variada e se baseia em carboidratos, açúcares e proteínas. Podem ser encontradas em diversos tipos de ambiente, como embaixo de pedras de jardim, nas frestas de azulejos de banheiros e cozinhas e qualquer outro local onde se acumulam gordura ou comida.

A reprodução desses animais é rápida e eles podem se espalhar com alta eficiência, deixando um número alto de descendentes. Por isso, há maiores chances de grandes infestações, havendo a disseminação de patógenos e contaminação do ambiente, se o controle da população não for feito com agilidade.

Identificar corretamente a espécie, assim como conhecer sua biologia e seu comportamento, é de extrema importância para o seu controle. Para isso, a Astral possui um corpo técnico especializado em Entomologia (área da biologia de estudo dos insetos).

Transmissão de doenças

A presença em casa muitas vezes não é considerada um perigo pelos moradores, porém, a formiga tem o potencial para transportar micro-organismos que oferecem riscos aos seres humanos. Quando a infestação ocorre nos hospitais, pode afetar diretamente a saúde pública.

Prejuízos econômicos

Além do risco que apresentam para a saúde das pessoas, esses insetos podem causar danos a equipamentos eletroeletrônicos, uma vez que apresentam atração pelo campo elétrico. Eles aumentam a umidade desses locais e também liberam secreções.

Como prevenir uma infestação?

Entre as medidas preventivas mais eficazes, estão:

  • Elimine a oferta de alimentos;
  • Acabe com possíveis abrigos;
  • Recolha restos de comida e qualquer outro tipo de lixo sempre em recipientes adequados e com tampa;
  • Vede frestas de pisos e azulejos;
  • Não acumule entulhos no jardim.

Controle de formigas

Se, mesmo com as ações de prevenção, as formigas persistem, está na hora de realizar o seu controle. A forma mais eficaz de acabar com um formigueiro é eliminando sua rainha, mas isso não é uma tarefa fácil.

Fora que, caso extermine as formigas sem um planejamento adequado, pode ocorrer um processo de fragmentação da colônia, levando à formação de novos formigueiros e causando um problema maior que o inicial.

Por isso, procure sempre uma empresa especializada. E, se está buscando uma dedetizadora em Natal, Rio Grande do Norte, você veio ao local certo!

Dedetização e controle de formigas

Solicite os serviços da Astral!

A Astral Saúde Ambiental é uma empresa com 35 anos de experiência em dedetização, desinsetização, descupinização e desratização. Oferecemos serviço profissional para o controle de pragas como formigas, baratas, cupins, ratos, entre outros.

Já atendemos milhares de clientes em todo o Brasil e nossos técnicos estão em Natal desde 2001. Utilizamos apenas produtos registrados no Ministério da Saúde, garantindo soluções eficazes com toda a qualidade e segurança de que a sua família ou o seu negócio precisam.

Optar pela Astral é optar por uma empresa que é referência de dedetização na América Latina. Encontre nossa loja física no endereço: Rua Antônio Barros Cavalcanti, 1860 – Capim Macio, em Natal RN. CEP 59078-260.

Nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 18h, e de sábado das 8h às 12h.

Fachada e Equipe Astral Natal

Região de atendimento

Nossa equipe está pronta para atender urgências nas cidades de Natal e região metropolitana, Parnamirim, Macaíba, Macau, Mossoró, Tibau do Sul, Pipa, Baraúna, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Serra do Mel, entre outras cidades do Rio Grande do Norte. Entre em contato pelos telefones (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br para solicitar um orçamento sem compromisso.

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!
× Envie mensagem no Whatsapp (84) 98802-4088