Dedetização de cupim em Natal

As infestações de cupim são as mais preocupantes das pragas urbanas para os donos de imóveis. Isso porque elas podem gerar perdas de até 30% do valor venal de sua propriedade, o que exige providências para o controle do problema logo após os primeiros sinais da presença desses insetos.

Por esse motivo, nós da Astral Saúde Ambiental, uma empresa especializada na descupinização em Natal RN, preparamos um manual completo com tudo de que você precisa saber para evitar danos ao seu jardim e à sua casa. Leia mais!

dedetização e controle de pragas em Natal

Características

Os cupins são insetos sociais, isto é, que se organizam em colônias, onde há uma total interdependência entre os indivíduos e uma sobreposição de gerações. Tratam-se de verdadeiras máquinas roedoras, organizadas com precisão militar.

Cada cupim possui uma função específica em um sistema de castas e pode viver somente para assegurar a sobrevivência do grupo. O ninho, que também recebe o nome de cupinzeiro, é constituído de madeira, de saliva e de excrementos, formando um material que lembra o papelão.

Esse animal é xilófago, o que significa que se alimenta de madeira. Como é sensível à luz, aproveita-se de falhas estruturais nas construções, rachaduras, juntas de dilatação, dutos elétricos ou espaçamentos da rede hidráulica para se deslocar facilmente em busca de abrigo e comida.

Dessa forma, é comum só descobrir o cupinzeiro quando já há rastros de destruição, o que geralmente acontece depois que a colônia se instalou há algum tempo.

A infestação costuma ocorrer em ambientes úmidos, pois o corpo do cupim é constituído principalmente de água. Esses pontos de umidade podem ser provenientes de vazamento de canos, de ar-condicionado e até mesmo de vaso sanitário.

No Brasil, é possível encontrar aproximadamente 290 espécies de cupim. Nelas, a rainha tem uma vida de duração de 22 anos, colocando 25 mil ovos por dia. Saiba mais sobre os dois tipos que são considerados pragas de importância econômica.

Cupinzeiro ponta negra santo reis
Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!

Cupins subterrâneos

São do gênero Coptotermes e constroem os seus ninhos no interior do solo, quando falamos de um jardim, ou em meio ao reboco das paredes e muros no caso de uma casa. Seus túneis podem acompanhar pequenas reentrâncias ou os conduítes de fiação elétrica e telefônica. Preferem consumir madeira que tenha sido exposta à umidade e sofrido a ação de fungos.

É possível identificá-los por meio de indícios como túneis de terra nas paredes e em árvores próximas à construção, restos de solo e fezes nas peças de madeira infestadas e presença de asas dos reprodutores, que são alados.

Cupins de madeira seca

O gênero mais comum desse tipo é o Cryptotermes, que prefere alimentar-se de madeiras mais secas. Seus ninhos não entram em contato com o solo e as colônias são menores, geralmente contendo centenas de indivíduos que infestam galerias e túneis cavados na própria madeira que consomem.

Sua identificação é feita quando a peça infestada apresenta superfície intacta, mas interior oco, além de pequenos furos circulares e um pó granuloso com cor e aspecto de madeira.

Tira-dúvidas

Respondemos algumas das perguntas mais comuns sobre esses insetos que podem infestar sua casa ou o seu jardim. Veja a seguir!

Quais são os primeiros sinais de infestação?

Cupim de Madeira-Seca: O aparecimento de furos na madeira, presença de galerias e a produção de granulados que, na verdade, são as fezes dos insetos.

Qual é o alimento preferido dos cupins?

Qualquer material que possua celulose. Podem consumir todos os tipos de madeira, seja ela maciça, compensado ou aglomerado. Quando há grande oferta de comida, eles preferem buscar madeira macia e e menos amarga.

Dedetização ponta negra

Cupim e siriri ou aleluia são o mesmo animal?

Sim, mas em diferentes fases da vida. O siriri ou a aleluia é o cupim no seu estágio alado, preparado para acasalar e formar novas colônias.

Identifiquei um pó no meu móvel. É cupim?

Nem sempre. Existem outros insetos que se alimentam de madeira e deixam resíduos em forma de pó. É o exemplo da broca, que produz um pó mais fino, de espessura de talco, e faz furos que não se intercomunicam. Porém, o tratamento para broca é similar ao realizado para cupim de madeira-seca. A Astral também realiza este serviço.

Quando detectar o cupim, o que fazer?

O controle de cupins é uma atividade complexa e não deve ser feito por pessoas não habilitadas. Chame a Astral, nossos técnicos podem realizar uma visita de inspeção para realizar o seu orçamento e definir as formas de intervenção, de acordo com suas espécies encontradas.

Controle de cupins

Para obter bons resultados no controle de cupins, é necessário realizar, além dos tratamentos químicos, outros tipos de manejos que ajudarão em todo o processo. Antes de qualquer coisa, deve ser uma boa e minuciosa vistoria no local ou peça a ser tratados.

Em seguida, é feita a identificação da espécie infestante, o que determina a técnica de controle a ser utilizada:

  • Para os cupins de madeira seca, sugerem-se pulverização, imersão, pincelamento, injeção e expurgo;
  • Já para os da variedade subterrânea, utilizam-se métodos convencionais com cupinicidas, barreira química, tratamento de vias de acesso e tratamento do madeiramento estrutural.

Está procurando o atendimento de uma dedetizadora em Natal? Selecione a Astral para resolver o problema da sua casa!

Por que escolher a Astral?

A Astral Saúde Ambiental é referência na América Latina no controle de pragas urbanas, como cupins, ratos e moscas, já que oferece serviço de dedetização sempre com toda a segurança e qualidade. Temos como objetivo não somente o controle químico, mas também medidas preventivas e corretivas a fim de evitar o ressurgimento de problema com pragas. Entre em contato e faça seu orçamento hoje mesmo, nossos técnicos podem ajudar você!

Região de atendimento

Nossa equipe está pronta para atender urgências na cidade de Natal e região metropolitana, Parnamirim, Macaíba, Macau, Mossoró, Tibau do Sul, Pipa, Baraúna, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Serra do Mel, entre outras cidades do RN. Entre em contato pelos telefones (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br para solicitar seu orçamento.

Fale conosco!

A Astral Saúde Ambiental é uma empresa que atua no controle de vetores há mais de 35 anos. Já atendemos mais de 250 mil clientes em todo o Brasil, de Santa Catarina ao Amazonas . Todos os nossos serviços possuem garantia e utilizam produtos registrados no Ministério da Saúde, oferecendo soluções eficazes para residências e empresas.

Estamos desde 2001 em Natal, Rio Grande do Norte, realizando sempre atendimento rápido com uma equipe especializada em fazer o controle de pragas urbanas. Contate nossa loja em Natal RN pelos números de telefone (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br, solicite uma visita à sua casa e faça seu orçamento sem compromisso.

Os clientes também podem receber atendimento em nosso endereço: Rua Antônio Barros Cavalcanti, 1860. Bairro Capim Macio, em Natal RN. CEP 59078-260

Fachada e Equipe Astral Natal
Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!
× Envie mensagem no Whatsapp (84) 98802-4088