Dedetização de mosquitos em Natal

Os mosquitos, também conhecidos como pernilongos ou muriçocas, são pragas que todo mundo quer longe de residências e de empresas. Isso porque esses insetos podem causar grandes incômodos por conta do zumbido, que emitem ao bater as asas, e da picada hematofágica, que causa coceira no local afetado.

Além disso, várias espécies são responsáveis por transmitir doenças que acometem milhões de pessoas todos os anos, o que torna a infestação desses animais uma questão de saúde pública. 

Dessa forma, a Astral Saúde Ambiental, uma empresa renomada de dedetização em Natal, preparou um guia com tudo o que você precisa saber para evitar que essa praga ocupe sua casa ou ambiente de trabalho. Confira! 

Dedetização em Natal para nossos clientes

Características

Existem mais de 3500 espécies de mosquito, todas pertencentes à ordem Diptera. O grupo tem grande adaptabilidade e os indivíduos podem ocupar vários tipos de meio ambiente, como locais com altitudes de mais de 3000 metros, até florestas, bem como regiões urbanas. Têm atração por espaços em que há oferta de calor, gás carbônico e ácido láctico.

Possuem facilidade de dispersão e desenvolvem-se em ambiente aquático. Então, qualquer local com água doce, um pouco salgada, limpa ou poluída, seja em grande ou pequena quantidade, é suficiente para que realizem sua reprodução. Possuem um período de vida de 30 a 60 dias.

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!

Ciclo de vida

Esses insetos passam por quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. As três primeiras se dão na água, enquanto, na etapa adulta, os indivíduos são alados. A fase larval, por sua vez, ainda passa por quatro estágios diferentes.

Para a reprodução, os machos pousam e aguardam as fêmeas para copularem. Depois de fecundadas, elas alimentam-se de sangue e colocam seus ovos, um ao lado do outro, em águas relativamente paradas. O número de ovos varia de 100 a 400, dependendo da espécie. 

Após eclodirem, as larvas alimentam-se de detritos orgânicos. Quando evoluem para pupa, passam mais alguns dias na água antes de emergirem como adultos. Permanecem apoiados na casca de pupa até que suas asas sequem e endureçam, ficando prontos para o voo.

Espécies mais comuns

Os mosquitos dividem-se em 3 subfamílias:

  • Toxorhynchitinae, cujas fêmeas não precisam de sangue para maturar os ovos. Suas larvas podem ser benéficas, porque servem de alimento para outras espécies; 
  • Culicinae, que compreende os gêneros de maior importância para saúde pública, como o Culex e o Aedes;
  • Anophelinae, que inclui o gênero Anofeles, responsável pela transmissão de malária.

Saiba mais sobre as espécies que mais demandam nossa atenção.

Culex sp

É o pernilongo comum. Mede de 3 a 4 mm de comprimento, possui cor marrom e não apresenta marcas nas pernas. Esses animais são mais ativos no final da tarde e à noite e costumam ser atraídos por luz artificial. Podem ser encontrados durante todo o ano, mas são mais abundantes na época de calor e de chuvas. 

Quando voam, emitem um zumbido característico. As fêmeas precisam de sangue para maturar os ovos e suas picadas deixam vermelhidão na pele, causam coceira e calombos. Já os machos e as fêmeas que não foram fecundadas  têm como alimentos seivas, flores e frutas.

Aedes aegypti

Alimentam-se de qualquer material que contenha celulose e podem consumir vários tipos de madeira, como maciça, compensado ou aglomerado. Como são extremamente sensíveis à luminosidade, caminham por dentro das estruturas de casas e edifícios. Preferem ambiente úmido, já que seu corpo é composto principalmente de água.

Riscos para a saúde

Como vimos, a picada de mosquito não causa apenas desconforto, mas também é responsável pela transmissão de inúmeras doenças, como filariose, malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, leishmaniose e encefalites. Essas enfermidades oferecem, inclusive, risco de morte, tornando o controle desses insetos uma preocupação muito mais séria.

Faça a prevenção!

Algumas medidas podem evitar a infestação:

  • Realize sempre a limpeza de quintais e terrenos baldios;
  • Não deixe água parada;
  • Se recipientes que acumulam água forem essenciais, limpe-os semanalmente, esfregando as superfícies internas;
  • Lave todas as semanas, com escova, os bebedouros de animais de estimação;
  • Mantenha cisternas, poços e caixas d’água vedados;
  • Faça o uso de inseticidas e repelentes certificados durante o dia;
  • Limpe periodicamente as calhas de telhados e as marquises;
  • Jogue desinfetante nos ralos externos;
  • Use luz amarela nas áreas externas durante a noite.

Como funciona a dedetização?

Caso a presença de mosquitos em sua residência, condomínio ou empresa seja frequente, mesmo com as medidas preventivas, consulte a Astral Saúde Ambiental (https://natal.astralsaudeambiental.com.br), uma empresa especializada em controle de pragas urbanas, para localizar a infestação e realizar o serviço de dedetização.

De acordo com as normas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e seguindo o Manual de instruções da Funasa, realizamos o enfrentamento de mosquitos vetores de principais modos: Tratamento Focal, Tratamento Perifocal, Tratamento Ultra Baixo Volume – UBV, Tratamento com Aerossol Intradomiciliar e fumacê.

A Astral resolve!

A Astral Saúde Ambiental oferece soluções eficazes de controle de pragas urbanas, dedetização, desinsetização, desratização e descupinização para nossos clientes. Utilizamos apenas produtos certificados pelo Ministério da Saúde e garantimos serviços com toda a qualidade e a segurança de que você precisa. 

Fale conosco através dos números de telefone (84) 3234-8056 e (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br e solicite uma visita de nossos profissionais à sua residência.

Você pode ainda fazer um orçamento online. Preencha nosso formulário com seus dados, que responderemos o quanto antes. Encontre-nos também em nossa loja física, no endereço: Rua Antônio Barros Cavalcanti, 1860 – Capim Macio, em Natal, Rio Grande do Norte. 

Fachada e Equipe Astral Natal

Região de atendimento

Nossa equipe está pronta para atender urgências nas cidades de Natal e região metropolitana, Parnamirim, Macaíba, Macau, Mossoró, Tibau do Sul, Pipa, Baraúna, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Serra do Mel, entre outras cidades do RN. Entre em contato pelos números de telefone (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br para solicitar seu orçamento.

Ligue agora
Faça um orçamento gratuito!
× Envie mensagem no Whatsapp (84) 98802-4088