As pulgas passam por quatro estágios de desenvolvimento: o de ovo, o de larva, o de pupa e o de adulto. Seu amadurecimento pode se completar de 3 a 4 semanas, caso hajam condições favoráveis de temperatura e umidade, além de boa oferta de alimentos. A reprodução costuma acontecer no animal hospedeiro.
Cada fêmea deposita seis ou mais ovos em várias posturas, chegando a um total de 500 a 600 em toda sua vida, com apenas um acasalamento inicial. Os ovos normalmente são colocados no ambiente ou no hospedeiro e, em seguida, caem no solo. Eclodem após 2 a 12 dias, porém, se as temperaturas forem muito baixas, podem ficar no estágio de ovo por até um ano.
As larvas têm tamanho reduzido, são vermiformes e, nas residências, procuram sempre abrigo em local de difícil acesso, como entre as fendas do piso, nos rodapés, nos tapetes, nos carpetes e nos cantos de camas. Fora de casa, escondem-se em canis, ninhos de animais e caixas de areia.
Ingerem praticamente todo tipo de resíduo orgânico, principalmente fezes de pulgas adultas. Depois de 9 a 20 dias, produzem um casulo de seda com grãos de poeira incrustados, tornando-se a pupa. Permanecem nessa etapa de 7 a 14 dias ou, quando as condições são desfavoráveis, por até um ano.
Os indivíduos adultos começam a se alimentar 24 horas após deixarem o casulo e copulam ocorre após o primeiro repasto sanguíneo. Dependendo da espécie, vivem de 100 a 500 dias na fase adulta.