Dedetização de Mosquitos em Natal/RN

Os mosquitos, também conhecidos como pernilongos ou muriçocas, são pragas que todo mundo quer longe de residências e de empresas. Isso porque esses insetos podem causar grandes incômodos por conta do zumbido, que emitem ao bater as asas, e da picada hematofágica, que causa coceira no local afetado.

Além disso, várias espécies são responsáveis por transmitir doenças que acometem milhões de pessoas todos os anos, o que torna a infestação desses animais uma questão de saúde pública. 

Dessa forma, a Astral Saúde Ambiental, uma empresa renomada de dedetização em Natal, preparou um guia com tudo o que você precisa saber para evitar que essa praga ocupe sua casa ou ambiente de trabalho. Confira! 

Características

Existem mais de 3500 espécies de mosquito, todas pertencentes à ordem Diptera. O grupo tem grande adaptabilidade e os indivíduos podem ocupar vários tipos de meio ambiente, como locais com altitudes de mais de 3000 metros, até florestas, bem como regiões urbanas. Têm atração por espaços em que há oferta de calor, gás carbônico e ácido láctico.

Possuem facilidade de dispersão e desenvolvem-se em ambiente aquático. Então, qualquer local com água doce, um pouco salgada, limpa ou poluída, seja em grande ou pequena quantidade, é suficiente para que realizem sua reprodução. Possuem um período de vida de 30 a 60 dias.

Ciclo de vida

Esses insetos passam por quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. As três primeiras se dão na água, enquanto, na etapa adulta, os indivíduos são alados. A fase larval, por sua vez, ainda passa por quatro estágios diferentes.

Para a reprodução, os machos pousam e aguardam as fêmeas para copularem. Depois de fecundadas, elas alimentam-se de sangue e colocam seus ovos, um ao lado do outro, em águas relativamente paradas. O número de ovos varia de 100 a 400, dependendo da espécie. 

Após eclodirem, as larvas alimentam-se de detritos orgânicos. Quando evoluem para pupa, passam mais alguns dias na água antes de emergirem como adultos. Permanecem apoiados na casca de pupa até que suas asas sequem e endureçam, ficando prontos para o voo.

Espécies mais comuns

Os mosquitos dividem-se em 3 subfamílias:

  • Toxorhynchitinae, cujas fêmeas não precisam de sangue para maturar os ovos. Suas larvas podem ser benéficas, porque servem de alimento para outras espécies; 
  • Culicinae, que compreende os gêneros de maior importância para saúde pública, como o Culex e o Aedes;
  • Anophelinae, que inclui o gênero Anofeles, responsável pela transmissão de malária.

Saiba mais sobre as espécies que mais demandam nossa atenção.

Culex sp

É o pernilongo comum. Mede de 3 a 4 mm de comprimento, possui cor marrom e não apresenta marcas nas pernas. Esses animais são mais ativos no final da tarde e à noite e costumam ser atraídos por luz artificial. Podem ser encontrados durante todo o ano, mas são mais abundantes na época de calor e de chuvas. 

Quando voam, emitem um zumbido característico. As fêmeas precisam de sangue para maturar os ovos e suas picadas deixam vermelhidão na pele, causam coceira e calombos. Já os machos e as fêmeas que não foram fecundadas  têm como alimentos seivas, flores e frutas.

Aedes aegypti

Alimentam-se de qualquer material que contenha celulose e podem consumir vários tipos de madeira, como maciça, compensado ou aglomerado. Como são extremamente sensíveis à luminosidade, caminham por dentro das estruturas de casas e edifícios. Preferem ambiente úmido, já que seu corpo é composto principalmente de água.

Riscos para a saúde

Como vimos, a picada de mosquito não causa apenas desconforto, mas também é responsável pela transmissão de inúmeras doenças, como filariose, malária, dengue, chikungunya, zika, febre amarela, leishmaniose e encefalites. Essas enfermidades oferecem, inclusive, risco de morte, tornando o controle desses insetos uma preocupação muito mais séria.

Faça a prevenção!

Algumas medidas podem evitar a infestação:

Como funciona a dedetização?

Caso a presença de mosquitos em sua residência, condomínio ou empresa seja frequente, mesmo com as medidas preventivas, consulte a Astral Saúde Ambiental (https://natal.astralsaudeambiental.com.br), uma empresa especializada em controle de pragas urbanas, para localizar a infestação e realizar o serviço de dedetização.

De acordo com as normas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e seguindo o Manual de instruções da Funasa, realizamos o enfrentamento de mosquitos vetores de principais modos: Tratamento Focal, Tratamento Perifocal, Tratamento Ultra Baixo Volume – UBV, Tratamento com Aerossol Intradomiciliar e fumacê.

A Astral resolve!

A Astral Saúde Ambiental é uma empresa dedetizadora que está presente no território nacional há mais de 35 anos e, em Natal, Rio Grande do Norte, desde 2001. Oferecemos para nossos clientes serviços de dedetização, desinsetização e também controle de vetores e pragas urbanas, como moscas, insetos, ratos, escorpiões, entre outros.

Temos como objetivo não só a dedetização, mas também o menor impacto para o meio ambiente. Qualquer serviço que realizamos conta com a utilização de produtos certificados pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, garantimos soluções eficazes com toda a qualidade e a segurança de que a sua família necessita.

Fachada e Equipe Astral Natal

Áreas de atendimento

Nossa equipe está pronta para atender urgências de dedetização e controle de pragas de nossos clientes nas cidades de Natal e região metropolitana, Parnamirim, Macau, Mossoró, Tibau do Sul, Pipa, Baraúna, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Lagoa Nova, Serra do Mel, entre outras cidades do RN. Entre em contato pelos telefones (84) 3234-8056 / (84) 3234-4633 ou pelo e-mail natal@grupoastral.com.br para solicitar um orçamento.

Faça um orçamento gratuito!

Venha nos Visitar

Rua Antônio Barros Cavalcanti, 1860 - Capim Macio, Natal - RN, 59078-260

Endereço

Copyright © 2022 – Astral Saúde Ambiental - Natal/RN ® - Desenvolvido por BLUEBOX MKT DIGITAL

×